A cidade de Paris tem o cemitério de Père-Lachaise, o mais famoso do Mundo. Lisboa tem o Cemitério dos Prazeres, em Campo de Ourique (Estrela), muito visitado diariamente por turistas de diversas partes do mundo. Facilmente encaixa-se num roteiro de visita à Lisboa pois em frente ao cemitério é o ponto final/inicial do famoso ” Elétrico 28″, o bondinho que percorre a bela Lisboa.

O nome do cemitério soa entranho (“Prazeres”) mas a explicação está simplesmente ligada à criação deste cemitério em 1835, no local onde ficava a Quinta dos Prazeres. Foi criado este cemitério devido a uma epidemia de cólera em Lisboa e na época, os mortos eram enterrados em igrejas, conventos ou em locais privados. Por questões de saúde pública, criaram-se então o cemitério do Alto de São João (maior de Lisboa) e o Cemitério dos Prazeres ( mais ocidental e formada principalmente por jazigos de famílias aristocráticas da época). Uma visita ao cemitério evidencia um recorte da arquitectura e escultura da época até os dias de hoje além de toda uma representação simbólica da morte e religiosidade. Ainda ressalta-se neste cemitério estar a maior concentração de ciprestes da Península Ibérica. Destaca-se ao longe !




Neste cemitério, estão enterrados pintores, poetas e escritores e artores , músicos, políticos, cantores como : Vasco Santana, José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro, Alfredo Marceneiro, Marquesa D´Alorna, João Villaret, Conde de Paraty, Columbano Bordalo Pinheiro, Duque D´Ávila, dentre outos.

Estavam enterrados neste cemitério Amália Rodrigues e Fernando Pessoa , antes de serem transladados para Panteão Nacional e Mosteiro dos Jerónimos, respectivamente.

A administração do Cemitério dos Prazeres oferece roteiros de visita temáticos como : Grandes Homens ( personalidades), Arquitectura, Simbologia Fúnebre ( religiosa e maçónica), e até visitas guiadas por especialistas, precisando agendar por telefone ou email.

A beleza do local também serve de inspiração aos fotógrafos…

Maiores informações no site da Câmara de Lisboa , clique em –>http://www.cm-lisboa.pt/pt/equipamentos/equipamento/info/cemiterio-dos-prazeres

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome