1. estima-se que o terramoto (terremoto) tenha atingido cerca de 9.0 da escala Richter?
  2. mudou pensamentos filosóficos e religiosos da época?
  3. os questionários que impôs às paróquias e estudos promovidos pelo Marquês de Pombal são apontados como o início da sismologia moderna?
  4. ocorreu um terremoto, maremoto (tsunami) e incêndio, matando cerca de 20% da população (cerca de 70.000-90.000  pessoas), no dia de Todos os Santos, quando também acontecera em Lisboa “autos de fé” da Santa Inquisição?
  5. o rei de Portugal, Dom José I (provavelmente acometido de estresse pós-traumático), nunca mais dormiria sob tecto de pedra, dormindo em tendas ou sob telhados de madeira, tendo pesadelos recorrentes.
  6. o iluminista Marquês de Pombal, com o lema ” enterrar os mortos e cuidar dos vivos”, promove a rápida acção no socorro da população e na reconstrução de Lisboa como a cidade mais moderna da época. Com praças e jardins amplos (para eventual fuga da população em caso de outros terramotos), ruas largas e prédios com paredes corta-fogo e quarteirões ortogonais. Expulsa os jesuítas e reforça debates e estudos científicos em torno do terramoto.
  7. é alvo até hoje de estudos, simulações, até utilizado como cenário para jogo ” Assassin´s Creed” e apontado como dinamizador de transformações no pensamento intelectual de toda Europa da época, confirmado por escritos de Voltaire, Kant,Werner Hamacher, dentre outros. O terramoto “abalou” fundamentos não somente de edifícios mas de pensamentos. veja mais em  –>Terramoto Lisboa

Assista algumas vídeos sobre uma das maiores tragédias do mundo!



DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome