O site americano da CNN Style publicou este mês um artigo com o questionamento acima. ( veja original , clica em –>CNN Style)

Alguns projetistas de copos, desenvolvem até 300 tipos de copos para 300 vinhos diferentes, garantindo que o sabor de um vinho pode ser apreciado com um copo de design mais adequado.




Interessante o estudo destes projetistas, chegando a publicarem fotos de concentração do vapores de um determinado vinho em 3 copos diferentes.

No estudo realizado, com sensores de aromas(que sensibiliza uma câmera especial para cheiros), garantem que no copo para vinho, há a formação de um anel de vapor de etanol. Isto permite não interferir no aroma do vinho(o etanol exala algo semelhante a vodka). Nos outros 2 tipos de copos, o vapor do etanol se mistura aos aromas do vinho interferindo na sua percepção.

No artigo salienta-se que “um mau vinho não se torna bom vinho por uso de um copo perfeito, um copo não faz milagres!” Há restaurantes que chegam a investir cerca de US$100 por um copo de design especial.

E também cita uma frase de um editor sénior da Wine Spectator que “…um vinho para ser apreciado precisa de um um simples decanter,  saca-rolhas e um copo. Nós acrescentaríamos que um momento certo ou a companhia ideal, o eternizam. O que acha ?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome