Há dias que amanhecemos com desejo de comer algo diferente, inventar algo ou, simplesmente, esvaziar a geladeira!

Hoje resolvi fazer um omelete simples de queijo acompanhado de um arroz. Na geladeira somente um belo chouriço alentejano caseiro, cebolas e alhos. Queijo Gouda e Ovos.




Omelete:  TODO mundo sabe que de acordo com pesquisas do Le Cordon Bleu de Toulouse (piada), omelete só pode ser feito com 2 ou 3 ovos. Nada de omelete de 4 ovos ou apenas 1 ovo.

Numa frigideira aquecida, ponha um fio de azeite e uma colher de boa manteiga( o azeite protege a manteiga de queimar muito). Bata 3 ovos ligeiramente e adicione sal e o queijo fatiado ( gosto de Roquefort, Gorgonzola).

Quando o omelete estiver “pegando” no fundo, vire e forme um semi-círculo, com o interior com ovo ainda por cozer e queijo.

IMPORTANTE AGORA: tape a frigideira com tampo de vidro (para ver melhor, ou leve ao forno aquecido (desde que o cabo da frigideira seja de metal (frigideira 28cm ideal) até crescer e dourar. Não deve passar do ponto evitando secar demais.

Arroz: fatie o chouriço alentejano (ou o que você tenha) tirando a “pele”. Fatie cebolas e lave uma cabeça de alhos que irá inteiro para a panela.

Numa panela (tacho), aqueça azeite e quando este soltar uma fumaça azulada, coloque as fatias de chouriças e cebolas para adquirirem sabor. Acrescente sal q.b., 1 colher de café de açafrão de boa qualidade e refogue o arroz. Cubra o refogado com água quente (2 cm acima do nível do arroz), tape a panela e deixe secar a água. Corrija água e sal.

Obs: pode-se bater claras separadamente das gemas se quiser omelete mais alta e esponjosa.

Obs.2.: Sabia que o Açafrão é um tempero tipicamente mediterrânico e para fazer 1kg são necessárias 150.000 flores de Crocus sativus ?

Obs.3.: os alhos com casca conferem um sabor de alho suave e pode-se servir no prato. Típico na culinária eslava.

Obs.4.: fica também muito bom acrescentar repolho fatiado( no refogado) acrescentando gotas de vinagre para  retirar aroma desagradável.

Bom apetite , Bom Proveito !

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, digite seu nome