A açorda, é um prato da culinária alentejana e que alguns historiadores da gastronomia, associam sua origem aos pratos da gastronomia muçulmana medieval pois habitaram a região por muitos anos. É claro que apesar de preservada as receitas antigas, a açorda espalhou-se por todo Portugal ( e pelo mundo) sendo alterada de acordo com os usos e ervas de cada região.
A açorda em si leva pão dormido, água, sal, azeite, alho, coentros (ou poejo). Seria uma espécie de sopa seca ( pastosa) e tornou-se um prato reinventado, principalmente pelas populações mais pobres, onde procura-se juntar sobras de pão( pão adormecido) às sobras de legumes ou carnes retemperado num novo prato.
Fui criado saboreando maravilhosas “açordas” de grão-de-bico com bacalhau, chouriças e feijões e até açordas de frango assado. Vamos então a uma receita dedeliciosa Açorda de Mariscos.
Ingredientes
- 600 gramas de amêijoas (no Brasil tentar substituir por vôngole)
- 1 kg de camarão médios com casca
- 500 gramas de pão de véspera, duro, cortado aos bocados
- 4 dentes de alho picados
- 100 ml azeite virgem
- 1 molho de coentros amarrado
- 1 pimenta malagueta picada sem sementes
- 1 limão(lima da pérsia)
- 4 ovos
- Sal q.b.
Modo de Preparo
Deixar amêijoas numa bacia com água para liberarem areia. Lavar as amêijoas com escova e escorrer.
Numa panela, levar as amêijoas com sumo do limão e fio de azeite sem água até abrirem-se, com a panela tapada. Reserve o líquido que estas liberaram, recolha as amêijoas e descarte as cascas.
Coza camarão em água e sal e conte 2 minutos após levantar fervura. Retire os camarões, coe e reserva a água da cozedura. Descasque os camarões mas deixe alguns com casca para enfeitar o prato. Jogue esta água da cozedura do camarão sobre o pão (numa tigela) até cobrir.
Numa panela leve o azeite, alhos e ramo de coentros. Quando dourarem levemente os alhos, junte o pão espremido e bata com uma colher de pau até o pão e os alhos terem consistência homogénea (fogo baixo), acrescente água da cozedura das amêijoas e camarão de forma a não deixar secar o pão. Junte o sal, a pimenta e retire os coentros. Fora do fogo, acrescente as amêijoas, camarões e os ovos crus, mexendo sem parar e rapidamente com a colher de pau. (Certifique-se de que os ovos estão bons antes de juntar à açorda!).
Sirva enfeitada com camarões com casca e coentros frescos picado. Há restaurantes que servem a açorda dentro de um pão caseiro , depois de retirado o miolo. Veja algumas sugestões de apresentação do prato.